Um microinversor é um dispositivo eletrônico usado em sistemas de energia solar fotovoltaica para converter a corrente contínua (DC) produzida pelos painéis solares em corrente alternada (AC) utilizável em casa ou na rede elétrica. Cada microinversor é instalado em cada painel solar, ao contrário de um inversor centralizado que é instalado em um local central para todo o sistema solar.
Os microinversores são úteis porque maximizam a produção de energia do sistema fotovoltaico, independentemente de quais painéis estejam sob sombra ou em mau funcionamento. Eles também oferecem monitoramento individual de cada painel solar, permitindo a detecção precoce de problemas e maior eficiência na manutenção.
Além disso, como cada microinversor é responsável por converter a energia de um único painel solar, eles reduzem as perdas devido a problemas como a sombra, sujeira ou poeira, que podem afetar negativamente a produção de energia de todo o sistema solar. Isso leva a um aumento geral na produção de energia e reduz os custos de manutenção ao longo do tempo.
O microinversor solar é geralmente indicado para uso em sistemas fotovoltaicos de pequeno porte, uma vez que o dispositivo foi desenvolvido de modo a trabalhar individualmente com os painéis solares. Isso significa que, caso ocorra uma falha em algum dos painéis, o restante do sistema não será afetado — ao contrário do inversor tradicional, que monitora o conjunto de painéis na totalidade.
Fundada em 2012 em Chapecó-SC, a Renovigi é hoje uma das maiores fabricantes de sistemas fotovoltaicos no Brasil, com mais de 75 mil geradores fotovoltaicos instalados em todo o território nacional. A Renovigi hoje conta com mais de 4 mil empresas credenciadas, atendendo todo o território nacional.
Gerador de Energia Fotovoltaico com potência de 1,1 kWp
Gerador de Energia Fotovoltaico com potência de 112,8 kWp
Geração estimada mês 892,5KWh (uso diário máximo 29,75KWh)
Energia solar e segurança Eletrônica